CBP flagra menino de 4 anos sendo jogado pela cerca da fronteira EUA-México

Por Arlaine Castro

A criança pode ser vista deslizando pela perna do contrabandista e, em seguida, caindo no chão.

Câmeras de segurança da Patrulha da Fronteira capturaram o momento em que um menino imigrante de quatro anos foi jogado de cima do muro na fronteira entre Tijuana, Mexico, e San Diego, Califórnia. Depois dele, outra criança e um adulto também foram "jogados" por um contrabandista (coiote, no popular).

Imagens de câmeras de vigilância divulgadas pelo chefe da Patrulha de Fronteira, Raúl Ortiz, mostram o suposto contrabandista agarrado ao topo do muro do lado americano da fronteira Estados Unidos-México em 15 de maio.

Primeiro, uma criança pode ser vista deslizando pela perna do contrabandista e, em seguida, caindo no chão e caindo de pé antes de ser instruída a esperar ao lado. Momentos depois, o indivíduo recebe o menino de quatro anos de outra pessoa atrás do muro e o joga. Ele cai no chão enquanto a outra criança vem correndo para o seu lado. O muro tem 9,1 metros de altura.

As duas crianças aguardam enquanto uma pessoa adulta que salta o muro e cai do lado americano. Ela pega uma das crianças e vai com as duas em direção a um caminho de terra. Um outro adulto salta e vai em direção a eles.

Mais à frente, segundo a Patrulha da Fronteira, a criança que caiu ao chão foi abandonada e posteriormente resgatada por guardas de fronteira, que foram baleados pelo coiote. Os agentes e os paramédicos saíram ilesos.

A criança recebeu assistência médica e não sofreu ferimentos. 'Notavelmente, a criança está bem! Não confie em contrabandistas!' disse Ortiz.