Fila do visto de turismo para os EUA cai para média de 32,6 dias de espera

Por Arlaine Castro

Em média, os brasileiros estão tendo de esperar 32,6 dias para entrevista.

A fila de espera para o agendamento do visto americano de turismo atingiu, na primeira semana de maio, o segundo menor patamar do ano. Em média, os viajantes brasileiros estão tendo de esperar 32,6 dias para realizar a entrevista em um dos cinco postos consulares que os EUA mantêm no Brasil.

Os dados são da Viva América – assessoria imigratória para quem quer viajar, estudar, trabalhar nos EUA –, que semanalmente monitora o sistema de agendamento dos postos diplomáticos americanos ao redor do mundo.

O consulado com a menor fila era o de Porto Alegre, com apenas 3 dias de espera. No entanto, por causa das enchentes e fortes chuvas, o serviço está suspenso até o início de junho.

Atrás da capital gaúcha, aparecem o consulado de Recife (16 dias), a Embaixada de Brasília (22) e os consulados de São Paulo (45) e do Rio de Janeiro (77).

De acordo com o levantamento da Viva América, a menor fila de espera no ano foi registrada na terceira semana de janeiro, quando os turistas tinham de aguardar 30,6 dias para conseguir o agendamento da entrevista – etapa obrigatória para quem tira o visto pela primeira vez.

Os 32,6 dias registrados no começo de maio representam ainda uma queda de 31% em relação aos 47,8 dias médios anotados na última semana de abril.

“Desde que a Embaixada contratou mais agentes consulares e ampliou o esquema de atendimento, temos visto uma agilidade muito grande no processo de agendamento do visto americano aqui no Brasil”, explica Costa.