Serviço de Imigração dos EUA prende brasileiro acusado de estupro

Segundo imprensa local, ele nega a acusação e diz que relação foi consensual; agentes também detiveram outro imigrante que fugiu do Brasil sem terminar de cumprir pena

Por Lara Barth

U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE)

Um imigrante brasileiro em situação irregular nos Estados Unidos foi preso em Massachusetts acusado de estuprar e agredir uma mulher que conheceu em um bar.

Luan Lucas de Sousa Gonçalves, 21, foi detido pela polícia da cidade de Plymouth no último dia 2 de dezembro e depois encaminhado para o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA.

O jovem negou as acusações, segundo jornais locais, e disse que a relação foi consensual.
Segundo informações das autoridades, ele entrou nos Estados Unidos em 22 de julho de 2023.

A diretora do serviço de imigração em Boston, Patricia Hyde, disse que Luan ficará sob a tutela da ERO Boston (Enforcement and Removal Operations Boston), uma divisão do departamento federal responsável por imigração nos Estados Unidos, enquanto espera os procedimentos para que o departamento decida se ele será deportado ou não.

O serviço de imigração de Boston também prendeu outro brasileiro, Fernando Rodrigues de Lima, 33, que foi acusado no Brasil de roubo qualificado e outros crimes. O homem cumpriu uma parte da pena no Brasil e ficaria mais dez anos em liberdade condicional, mas fugiu para os Estados Unidos. Ele está passando pelos procedimentos para ser deportado.

Em novembro, a polícia de Boston prendeu outro brasileiro, condenado por estuprar uma criança no Brasil e que estava se escondendo no país. Ele teria sido capturado e depois liberado na fronteira dos EUA em 2022. Alexandre Romão de Oliveira, 41, foi condenado em Jaru, em Rondônia, a 14 anos de prisão. Segundo o serviço de imigração, ele fugiu antes de cumprir a pena e entrou ilegalmente nos Estados Unidos em abril de 2022, perto de Santa Teresa, Novo México.

Fonte: ICE; Folha de S. Paulo