Mais de 75 mil eleitores brasileiros no exterior podem ter título cancelado

Prazo para regularização vai até maio de 2025

Por Lara Barth

Prazo para regularização do título vai até maio

O Cartório da Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) divulgou que 75.504 eleitores brasileiros que vivem fora do país estão com seus títulos de eleitor em risco de cancelamento automático. O motivo é a ausência a três eleições consecutivas, conforme os dados repassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o artigo 130, §1º da Resolução-TSE nº 23.659/2021, cada turno de votação é considerado uma eleição distinta. Por isso, são levados em conta o segundo turno das eleições de 2018 e os dois turnos das eleições de 2022 para configurar a ausência tripla.

O prazo para regularização da situação eleitoral é até o dia 19 de maio de 2025.

Caso o eleitor não regularize sua situação dentro desse prazo, o título será automaticamente cancelado e só poderá ser reativado posteriormente por meio da plataforma de Solicitação Web, o que pode exigir, além da apresentação de documentos, o pagamento de eventuais débitos eleitorais.

Como regularizar seu título de eleitor no exterior?

Os eleitores com domicílio eleitoral fora do Brasil têm diversas opções para regularizar a situação:

- Telefone: +55 61 3048-1770
- WhatsApp: +55 61 3048-1772
- E-mail: cartorioexterior@tre-df.jus.br
- Online: Pelo Autoatendimento do TSE, com envio da documentação necessária

A recomendação do Cartório da Zona Eleitoral do Exterior é que todos os eleitores brasileiros residentes no exterior consultem sua situação eleitoral com antecedência e realizem a regularização o quanto antes, evitando contratempos ou perda de direitos civis, como tirar passaporte, participar de concursos públicos ou renovar documentos.

Confira se seu nome está na lista

A lista pública com os nomes dos eleitores em situação irregular pode ser acessada através do site oficial do Consulado-Geral do Brasil em Miami:

https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-miami/noticias-do-consulado/atencao-eleitores-brasileiros-no-exterior