Multidão tenta impedir prisão de brasileira por agentes de imigração em Massachusetts; duas pessoas são detidas

Ação do ICE em Worcester gera tensão e críticas de autoridades locais diante da separação de uma família às vésperas do Dia das Mães

Por Lara Barth

Multidão tenta impedir prisão de brasileira por agentes de imigração em Massachusetts; duas pessoas são detidas

Duas pessoas foram presas na manhã de quinta-feira (9) em Worcester, Massachusetts, após uma multidão tentar impedir que agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA) levassem uma mulher brasileira sob custódia. Cerca de 25 pessoas cercaram o carro em que ela estava, em uma tentativa de bloquear a ação federal na Eureka Street.

De acordo com a polícia de Worcester, os agentes já haviam efetuado a prisão e tentavam deixar o local quando o grupo começou a agir de forma “desordeira”, inclusive entrando em confronto físico com os agentes e os policiais locais. Um dos momentos mais tensos envolveu uma jovem com um bebê nos braços, que se posicionou na frente do carro. Ela entregou o bebê a outra pessoa e, em seguida, teria chutado o veículo. A jovem foi presa e acusada de quatro crimes, incluindo colocação de menor em risco.

Outra mulher, identificada como Ashley Spring, de 38 anos, foi presa por supostamente empurrar policiais e jogar um líquido desconhecido sobre eles. Ela enfrenta várias acusações, incluindo agressão a um oficial.

O prefeito Joseph Petty disse estar "devastado" com o episódio e criticou a falta de comunicação do ICE com a prefeitura: “Como alguém que lidera uma cidade acolhedora, é doloroso ver uma família sendo separada, especialmente às vésperas do Dia das Mães.” O gestor municipal Eric Batista afirmou que os policiais tentaram conter a situação e lamentou o clima de tensão causado pelo atual cenário político nacional.

Fonte: CBS