Agentes de Segurança Nacional prendem mais de 20 imigrantes em canteiros de obras na Flórida
Operação surpresa em Wildwood faz parte de esforço federal para fiscalizar locais de trabalho. Trabalhadores relatam abordagem tensa e clima de medo nos canteiros de obras.
Agentes federais do Departamento de Segurança Interna (DHS), por meio da unidade de Investigações de Segurança Interna (HSI) de Tampa, prenderam mais de duas dezenas de imigrantes sem documentação legal em canteiros de obras na cidade de Wildwood, Flórida. A operação, realizada nesta terça-feira (13), faz parte de uma ofensiva nacional para fiscalizar o cumprimento de leis trabalhistas e de imigração nos locais de trabalho.
Segundo postagens da agência na rede social X (antigo Twitter), alguns dos detidos já haviam sido deportados anteriormente. A maioria é originária do México, Guatemala e Honduras. A ação contou com apoio do Departamento de Segurança Rodoviária da Flórida e do escritório do ICE em Miami.
A operação ocorre poucos dias após outra ação semelhante em Porto Rico, onde 53 imigrantes foram presos em uma obra de hotel. Em Wildwood, trabalhadores relataram à imprensa local o susto com a chegada dos agentes federais em carros não identificados, vestindo coletes táticos e, em alguns casos, máscaras.
“Eu ouvi eles perguntando: ‘Você tem green card?’”, contou Richard Luke Hadwin, contratado para trabalhar em uma residência no vilarejo conhecido como The Villages. Ele criticou a abordagem no local de trabalho: “Acho que eles deveriam deixar isso longe das obras, fazer em áreas residenciais.”
Após a operação, Hadwin relatou que os canteiros de obras ficaram desertos: “Virou uma cidade fantasma.” O clima de apreensão tomou conta após circular a informação de que outras obras também estavam sendo alvo de operações.
Andy Adamic, dono de uma casa em construção, se disse surpreso com a operação: “Não esperava que isso acontecesse aqui.” Embora apoie o trabalho de Tom Homan, “czar da fronteira” do governo Trump, ele também expressou empatia pelos trabalhadores afetados: “Tenho pena deles. São trabalhadores esforçados.”
Fonte: News6