Brasileiros são indiciados por esquema de lavagem de US$ 74 milhões na Carolina do Sul
Acusados criaram empresas fictícias para movimentar milhões em nome de trabalhadores indocumentados
Dois homens brasileiros, que vivem no condado de Berkeley, na Carolina do Sul, foram formalmente indiciados por um grande esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de US$ 74 milhões. Jimmy Soares De Oliveira Carvalho, 46, e Jose Rivelino Serafim Da Silva, 53, foram acusados de conspiração e lavagem de dinheiro por meio de 10 empresas de fachada supostamente voltadas para a construção civil.
Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o objetivo das empresas era viabilizar pagamentos a trabalhadores, muitos deles imigrantes indocumentados. Os acusados operavam também um serviço clandestino de troca de cheques, cobrando de 3% a 5% de comissão por transação.
Carvalho também responde por tentativa de obstrução de testemunhas e pode pegar até 20 anos de prisão por algumas das acusações. Ele segue detido à espera de audiência marcada para sexta-feira, 23 de maio. Já Da Silva, que responde a acusações similares, também comparecerá ao tribunal na mesma data.
A investigação é parte da "Operação Retomar a América", iniciativa nacional contra a imigração ilegal e o crime organizado transnacional, liderada pelo Departamento de Justiça dos EUA.
Fonte: ABC4