Cidadão americano é detido por agentes de imigração que chamaram seu Real ID de "falso"

Leonardo Garcia Venegas foi imobilizado e algemado enquanto filmava prisão de colegas de trabalho no Alabama

Por Lara Barth

Cidadão americano é detido por agentes de imigração que chamaram seu Real ID de "falso"

Leonardo Garcia Venegas, de 25 anos, nascido na Flórida e cidadão americano, foi imobilizado, algemado e teve seu documento Real ID desconsiderado como falso por autoridades que realizavam uma operação de imigração em Foley, Alabama. Garcia Venegas estava filmando a prisão de colegas de trabalho indocumentados quando agentes o abordaram, derrubaram seu celular e o prenderam, conforme vídeo divulgado nas redes sociais e reportagem da Telemundo.

Nas imagens, ele grita “Sou cidadão!” enquanto é jogado ao chão por três agentes. Após horas detido, Garcia Venegas foi liberado ao comprovar sua cidadania com o número do seguro social. Ele relatou ter sido algemado com força e se disse triste e apreensivo com o atual ambiente de repressão a imigrantes.

Seu primo, também nascido nos EUA, lamentou o episódio: “Parece que a cor da nossa pele virou crime.” O Departamento de Segurança Interna (DHS) alegou que ele interferiu na operação, o que justificaria a detenção. Não está claro se os agentes eram do ICE ou de outra força federal.

O caso ocorre em meio à intensificação das deportações sob o governo Trump, que já resultaram inclusive na remoção equivocada de cidadãos americanos, incluindo crianças.

Fonte: The Guardian