Brasileiro é deportado após buzinar para agente disfarçado do ICE em Massachusetts

Caso levanta denúncias de violações de direitos e abala família imigrante

Por Lara Barth

Samarone Alves Ferreira-De Souza foi deportado para Fortaleza

Um homem brasileiro foi deportado dos Estados Unidos após um incidente de trânsito inusitado que desencadeou uma série de consequências graves para sua família. Samarone Alves Ferreira-De Souza, morador de Worcester, Massachusetts, foi detido no dia 7 de maio após buzinar para um carro que, mais tarde, soube-se ser de agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega) em uma operação disfarçada.

Segundo o portal ‘Mass Live’, Ferreira-De Souza, pai de um bebê de 4 meses, foi encaminhado a um centro de detenção na Louisiana. Lá, conforme denuncia seu advogado, agentes do ICE assinaram documentos de deportação em seu nome, mesmo após ele se recusar a assinar. O brasileiro foi deportado no dia 25 de maio para Fortaleza, no Brasil, sem acesso a advogado nos últimos dias de sua detenção.

A situação afetou profundamente sua família. Sua companheira, Augusta Clara Moura, viajará ao Brasil no dia 6 de junho com o filho do casal para se reunir com ele. Enquanto isso, a mãe de Moura permanece sob custódia do ICE e os irmãos mais novos dela foram colocados sob os cuidados do estado.

O ICE não se pronunciou oficialmente sobre o caso, tampouco respondeu às acusações de não seguir o devido processo legal. O advogado de Ferreira-De Souza afirmou que esse é mais um exemplo de violações sistemáticas de direitos por parte da agência.

Apesar de não contestar a deportação — alegando esgotamento físico e emocional — o caso de Ferreira-De Souza tem gerado críticas e pressões por maior transparência nas operações do ICE, especialmente em estados com comunidades imigrantes significativas, como Massachusetts.

Fonte: Lawyer Herald