Protesto e desordem marcam dia tenso em centro de detenção de imigrantes em Nova Jersey
Manifestantes entraram em confronto com a polícia e houve relatos de rebelião, fome e possível fuga no centro de detenção Delaney Hall, em Newark.
Uma manifestação diante do centro federal de detenção de imigrantes Delaney Hall, em Newark (Nova Jersey), terminou em confusão nesta quinta-feira (5). Enquanto os protestos se intensificavam do lado de fora, com manifestantes se abraçando e pressionando barreiras, relatos de dentro do centro indicavam atraso na entrega das refeições — o que teria provocado tensão entre os detidos.
O prefeito de Newark, Ras Baraka, citou preocupações com suposta tentativa de rebelião e até de fuga. “Estamos preocupados com relatos que vão desde retenção de comida até tratamento inadequado, motim e fuga de detentos”, afirmou. Ainda não há confirmação oficial sobre eventuais fugas.
Imagens mostram os manifestantes sendo contidos por policiais, e segundo Amy Torres, diretora da Aliança de Justiça para Imigrantes de Nova Jersey, agentes usaram spray de pimenta e arrastaram manifestantes. Alguns tiveram ferimentos leves, mas ninguém foi atropelado.
Um advogado de um dos detidos disse que a violência começou após atrasos nas refeições e que alguns conseguiram derrubar uma parede frágil do centro. O Delaney Hall, com capacidade para mil pessoas, foi inaugurado neste ano como parte do endurecimento da política imigratória do ex-presidente Donald Trump. A instalação tem sido alvo de críticas de políticos democratas que pedem mais fiscalização.
O local já havia sido palco de tensão: em maio, o prefeito Baraka foi preso por invasão durante protesto, mas a acusação foi retirada. Já a deputada democrata LaMonica McIver foi acusada de agredir agentes federais no mesmo contexto. Ela nega e diz que estava cumprindo seu papel de fiscalização.
Fonte: ABC