EUA alertam grávidas brasileiras contra "turismo de nascimento" e ameaçam negar vistos

Embaixada diz que viajar para ter filhos no país visando cidadania americana viola regras e pode levar à recusa do visto.

Por Lara Barth

Embaixada postou recado nas redes sociais

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, nesta semana, um vídeo no X (antigo Twitter) alertando mulheres grávidas que não é permitido entrar no país apenas com o objetivo de dar à luz e garantir a cidadania americana aos filhos. Segundo o comunicado, pedidos de visto serão negados caso haja indícios dessa intenção.

O aviso reforça medidas de endurecimento migratório do governo Donald Trump, que recentemente avançou com proposta para acabar com a cidadania automática por nascimento. Em junho, a Suprema Corte norte-americana abriu caminho para que a regra, prevista na 14ª Emenda da Constituição, seja alterada. Atualmente, qualquer pessoa nascida nos EUA é considerada cidadã, independentemente da situação migratória dos pais.

Os EUA estão entre cerca de 30 países — a maioria nas Américas — que adotam o jus soli, ou “direito do solo”. A medida impacta diretamente brasileiras que viajam para o país com essa finalidade, incluindo famosas como Claudia Leitte, Ludmilla, Simone Mendes, Luciana Gimenez e Thammy Miranda, que tiveram filhos em território americano.

Fonte: G1