Juíza bloqueia transferências para centro de detenção ‘Alcatraz dos Jacarés’

Decisão determina desmonte gradual da instalação nos Everglades por danos ambientais

Por Lara Barth

Espaço para "Alcatraz dos Jacarés" dos Everglades

Uma decisão judicial pode significar o fim das operações no polêmico centro de detenção de imigrantes nos Everglades, apelidado de “Alligator Alcatraz”. Em sentença de 82 páginas divulgada na quinta-feira (18), a juíza federal Kathleen Williams concedeu uma liminar que proíbe novas transferências de detentos e suspende obras no local, citando riscos graves ao meio ambiente.

A juíza determinou ainda que, em até 60 dias, o governo federal remova cercas temporárias, iluminação industrial, geradores e depósitos de resíduos do espaço. A decisão atendeu a uma ação movida por grupos ambientalistas e uma tribo indígena, que denunciaram a falta de estudos ambientais prévios e a ameaça a espécies da fauna local.

Williams destacou que os autores da ação apresentaram “extensas provas de danos ambientais em andamento e futuros” e lembrou que a legislação federal obriga à preservação dos Everglades. Autoridades da Flórida já anunciaram que irão recorrer da decisão.

Organizações de defesa ambiental celebraram o resultado como uma “vitória histórica para os Everglades”, afirmando que o centro de detenção representava uma ameaça a espécies como a onça-parda da Flórida e a cigana-do-brejo. Outra ação judicial sobre o acesso legal aos detentos foi parcialmente rejeitada nesta semana, após o Departamento de Justiça designar um tribunal próximo para lidar com os casos.

Fonte: ABC