Juiz impede Trump de cortar verbas federais de dezenas de "cidades santuário" nos EUA
Decisão beneficia Los Angeles, Chicago e outras grandes metrópoles que limitam cooperação com a imigração federal
Um juiz federal bloqueou, nesta sexta-feira, a tentativa do governo Trump de suspender recursos federais destinados a cidades e condados considerados “santuário” — aqueles que restringem a cooperação de suas autoridades locais com o serviço de imigração (ICE). A medida estende uma decisão de abril, que já havia declarado inconstitucional a ordem do presidente para congelar verbas, abrangendo agora Los Angeles, Chicago, Boston, Baltimore, Denver e Albuquerque, entre outros municípios.
A Casa Branca alega que cidades santuário comprometem a segurança dos cidadãos ao dificultar a prisão e deportação de imigrantes sem documentação, incluindo criminosos violentos. Mas os governos locais afirmam que a política de Trump representa abuso de poder e violação da 10ª Emenda, que garante autonomia aos estados. Segundo prefeitos e líderes municipais, limitar a cooperação com o ICE fortalece a confiança entre a polícia e imigrantes que temem denunciar crimes.
A batalha jurídica se intensifica: além dessa ação coletiva, outros processos foram abertos por estados e cidades contra a ligação de repasses federais à colaboração em políticas migratórias. Em contrapartida, o Departamento de Justiça também promete processar municípios e estados que mantêm legislações de proteção a imigrantes.
Fonte: CBS