Base naval nos EUA será usada como centro de operações para agentes em ofensiva migratória em Chicago
Até 250 agentes federais terão apoio logístico em instalação militar para intensificar deportações
Um memorando interno obtido pela CBS News revelou que o Departamento de Segurança Interna (DHS) solicitou ao Pentágono o uso da Estação Naval Great Lakes, em Illinois, como base de apoio para até 250 agentes federais e 140 veículos. A medida visa coordenar uma ampla operação de imigração na região metropolitana de Chicago, voltada a imigrantes suspeitos de estarem ilegalmente nos EUA.
Segundo o documento, a base — a maior instalação da Marinha no estado — funcionará como posto de comando e centro de operações táticas, além de armazenar suprimentos médicos e munições não letais. As forças começaram a chegar ao local nesta semana, e a operação pode durar pelo menos 30 dias.
As batidas deverão ser lideradas por ICE e CBP, que já atuaram em operações semelhantes na Califórnia, incluindo prisões em estacionamentos, locais de trabalho e áreas públicas. O DHS afirmou que seguirá atuando em cidades como Chicago e Boston, reforçando o discurso do governo Trump de que “nenhum lugar é seguro para imigrantes ilegais criminosos”.
Esta ação reforça a ampliação inédita do uso das Forças Armadas em operações migratórias no segundo mandato de Trump. Além do envio de milhares de soldados à fronteira sul, o governo tem utilizado aviões militares em deportações e convertido bases como Guantánamo e Fort Bliss em centros de detenção. Em junho, o presidente chegou a enviar tropas da Guarda Nacional a Los Angeles para conter protestos contra batidas migratórias, decisão depois considerada ilegal por um juiz federal.
Fonte: CBS