Guarda Costeira dos EUA lança "Operação Muralha do Rio" na fronteira sul com o México
Força intensifica patrulhas ao longo de 420 quilômetros do Rio Grande para conter imigração ilegal e tráfico de drogas
A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) anunciou o lançamento da “Operação Muralha do Rio” (Operation River Wall), uma nova ofensiva de segurança ao longo de 260 milhas (cerca de 420 quilômetros) do Rio Grande, na divisa entre o Texas e o México. A ação amplia a presença de embarcações e equipes táticas na região, com o objetivo de fortalecer o controle operacional da fronteira e combater o contrabando e o tráfico de drogas.
“O U.S. Coast Guard é o melhor do mundo em operações táticas com barcos e interdições marítimas, seja no mar, na costa ou em rios”, afirmou o almirante Kevin E. Lunday, comandante interino da força. “Com a Operação Muralha do Rio, a Guarda Costeira está assegurando o controle da fronteira sul dos EUA ao longo do Rio Grande, no leste do Texas.”
Segundo a instituição, a operação também contará com reforço de equipes de combate tático e novos recursos logísticos para interceptar atividades ilegais na área.
Desde o início do atual governo, a Guarda Costeira triplicou sua presença na fronteira sul, incluindo outras operações emergenciais na Costa Oeste. Em comunicado divulgado em março, a agência informou que tem redirecionado aviões, embarcações e equipes para atuar na região, o que teria aumentado em 75% as apreensões de imigrantes ilegais.
Mesmo com o reforço, a USCG reconhece que tentativas de travessia e contrabando continuam ocorrendo todas as noites, exigindo vigilância constante.
Fonte: ABC