Comandante da Patrulha de Fronteira Greg Bovino deve deixar Chicago após polêmicas com uso de força

Departamento de Segurança Interna afirma que continuará com operações na cidade, apesar da saída do agente

Por Lara Barth

Quatro pessoas são indiciadas após protesto contra o ICE em Chicago terminar em confronto

O comandante da Patrulha de Fronteira dos EUA, Greg Bovino, deve deixar Chicago nos próximos dias, segundo fontes ouvidas pela ABC News. Embora o motivo oficial não tenha sido divulgado, há indicações de que ele pode ser transferido para outra cidade ou retornar ao setor de El Centro, no sul da Califórnia.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) garantiu, porém, que continuará atuando na cidade. “Não estamos deixando Chicago”, escreveu no X (antigo Twitter) a secretária-assistente de Comunicação do DHS, Tricia McLaughlin, citando estatísticas da operação Midway Blitz, uma ofensiva federal de fiscalização migratória.

Bovino vem enfrentando forte pressão após um vídeo mostrar o momento em que ele lança uma bomba de gás lacrimogêneo contra manifestantes no bairro de Little Village, em 23 de outubro — sem emitir aviso verbal, o que violou uma ordem judicial que limitava o uso da força.

A juíza distrital Sara Ellis repreendeu Bovino na semana passada, afirmando que o agente mentiu ao justificar o uso de gás com base em um suposto ataque com pedras. A magistrada emitiu uma liminar ampliando as restrições ao uso de força durante prisões e protestos ligados às operações migratórias.

O episódio tornou-se central no processo judicial que questiona as táticas de agentes federais em Chicago, parte da operação migratória lançada pelo governo Trump em setembro. À época, o DHS havia defendido Bovino, alegando que o veículo da Patrulha de Fronteira estava sendo atacado por manifestantes.

Fonte: ABC