Casa Branca usa música de Sabrina Carpenter em vídeo de prisões; cantora chama ação de "repugnante"

Clipe oficial do governo mistura perseguições do ICE com canção usada pela artista em tom humorístico durante shows

Por Lara Barth

Segundo o FBI, o aumento recente das operações tem sido explorado por criminosos que usam o clima de medo e confusão para agir

A Casa Branca publicou nesta segunda-feira (1º) um vídeo nas redes sociais usando a música “Juno”, da cantora Sabrina Carpenter, para ilustrar operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). As imagens mostram imigrantes correndo de agentes e sendo algemados, em uma edição sincronizada ao ritmo da faixa. A escolha da música remete aos shows da turnê Short and Sweet, nos quais Sabrina encenava, de forma cômica, a “prisão” de alguém da plateia, incluindo celebridades como Anne Hathaway e Nicole Kidman.

A reação da artista foi imediata. “Este vídeo é maligno e repugnante. Nunca me envolvam, nem a minha música, em prol da sua agenda desumana”, escreveu nesta terça-feira (2). No vídeo oficial, a letra “Vamos tentar algumas posições ousadas. Você já tentou essa aqui?” aparece enquanto imigrantes são algemados repetidamente, o que ampliou as críticas.

O ICE, responsável pelas detenções de estrangeiros em situação irregular, tem sido alvo de protestos por acusações de violência, uso excessivo de força e até prisões indevidas de cidadãos americanos. A associação da agência à música pop foi vista como tentativa de suavizar ações consideradas agressivas por grupos de direitos humanos.

Fonte: G1