EUA suspendem todos os processos de imigração — incluindo cerimônias de cidadania — para nacionais de 19 países, revela orientação interna

Medida da administração Trump amplia significativamente o escopo do "travel ban" após ataque que matou integrante da Guarda Nacional.

Por Lara Barth

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A administração Trump ordenou a suspensão de todos os processos de imigração envolvendo nacionais de 19 países, segundo orientação interna do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) obtida pela CBS News. A medida inclui desde pedidos de visto e green card até cerimônias de naturalização para residentes legais que estavam prestes a se tornar cidadãos americanos.

O congelamento está ligado ao decreto emitido por Trump em junho, conhecido como “travel ban”, que restringe a entrada de pessoas de países como Afeganistão, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Mianmar e outros. A nova orientação, porém, vai além: determina que funcionários do USCIS “parem toda decisão final em qualquer processo” envolvendo indivíduos dessas nações.

A suspensão ocorre após o ataque em Washington, D.C., que deixou dois membros da Guarda Nacional baleados — um deles morreu. O suspeito é um afegão que entrou nos EUA em 2021 e recebeu asilo em abril de 2025. Em resposta, o governo anunciou uma série de medidas, incluindo pausa em todas as decisões de asilo e revisão de processos de green card de cidadãos dos 19 países.

O Departamento de Segurança Interna confirmou que a administração pretende garantir que “apenas os melhores dos melhores” recebam benefícios migratórios. A política publicada pelo USCIS estabelece revisão aprofundada de todos os casos já aprovados desde 2021, o que pode incluir entrevistas adicionais e investigação ampliada por supostas ligações com terrorismo ou criminalidade.

A suspensão permanecerá em vigor até que o diretor do USCIS emita um novo memorando. Advogados de imigração já relatam cancelamentos inesperados de cerimônias de cidadania. Ex-dirigentes da agência classificaram a medida como inédita pela amplitude e por abranger todas as categorias de benefícios migratórios.

Enquanto isso, o governo Trump avalia ampliar o travel ban para incluir cerca de 30 países, aprofundando ainda mais seu endurecimento na política migratória.

Fonte: CBS