"A injustiça não tira folga": protesto em frente a unidade do ICE no Natal, em Browardt

Ativistas denunciam detenção de imigrantes longe da família e criticam condições consideradas desumanas

Por Lara Barth

Protesto em frente a unidade do ICE no Natal, em Broward

Do lado de fora da Broward Transitional Facility, em Pompano Beach, quase duas dezenas de pessoas se reuniram no dia de Natal com um objetivo claro: lembrar que muitos detentos passaram a data longe de suas famílias.

“Queremos chamar atenção para o fato de que tanta gente aqui dentro está celebrando o Natal sem seus familiares”, disse Christine Calareso Bleecker, do grupo Joyful Resistance. Segundo ela, motoristas passam em frente ao prédio todos os dias “sem imaginar que, atrás dessas belas paredes cor-de-rosa, funciona um centro de detenção do ICE”.

O protesto ocorre em meio à intensificação da política federal de imigração. No mês passado, o Departamento de Segurança Interna anunciou a prisão de centenas de imigrantes sem documentação, com antecedentes criminais, no Sul da Flórida.

Para os manifestantes, os detidos enfrentam condições cruéis, falta de assistência jurídica adequada e um sistema que os “faz desaparecer”.
“Pessoas com visto de estudante, pessoas com visto de trabalho estão sendo tiradas das ruas”, afirmou John McNeice, do Resist Wilton Manors.

Calareso Bleecker disse que muitos nem sabem onde estão: “O sistema foi desenhado para literalmente desaparecer pessoas das ruas e depois desaparecer dentro do próprio sistema”.

A manifestação durou cerca de uma hora. Os organizadores esperam que o ato gere impacto duradouro.
“Estamos em solidariedade com eles”, disse Bleecker. “A injustiça não tira um dia de folga — e a resistência também não pode.”

Fonte: Local 10