Dois são baleados por agentes da Patrulha de Fronteira em Portland, nos EUA
Departamento de Segurança Interna afirma que motorista tentou atropelar agentes durante abordagem; caso é investigado pelo FBI
Duas pessoas — um homem e uma mulher — foram baleadas por agentes federais na tarde de quinta-feira (8) em Portland, no estado do Oregon, segundo a polícia local e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS). As vítimas ficaram feridas e foram hospitalizadas; o estado de saúde delas não foi divulgado.
De acordo com o DHS, o incidente envolveu agentes da Patrulha de Fronteira (Customs and Border Patrol, CBP), que teriam parado um carro em busca de um venezuelano acusado de estar em situação irregular no país e de integrar a facção criminosa Tren de Aragua. Ainda segundo o governo federal, após os agentes se identificarem, o motorista teria “transformado o veículo em uma arma” e tentado atropelar os policiais.
“Temendo por sua vida e segurança, um agente disparou um tiro defensivo”, informou o DHS em nota. O órgão afirma que, mesmo após os disparos, o motorista fugiu do local com a passageira.
O tiroteio ocorreu por volta das 14h18 no bairro de Hazelwood, na zona leste de Portland. Policiais locais atenderam a uma chamada de emergência e confirmaram o envolvimento de agentes federais. Cerca de seis minutos depois, outra ligação levou os policiais a um ponto a cerca de cinco quilômetros dali, onde encontraram o homem e a mulher baleados.
O chefe da polícia de Portland, Bob Day, disse que ainda não é possível confirmar qual agência federal participou da ação nem se o caso está diretamente ligado à imigração. “Ainda é muito cedo. Não sabemos a causa exata”, afirmou. O FBI assumiu a investigação, com apoio limitado da polícia local.
O caso ocorre um dia após a morte de Renee Good, de 37 anos, baleada por um agente do ICE em Minneapolis, episódio em que o DHS também alegou que a vítima tentou atropelar agentes — versão contestada por autoridades locais e por vídeos do incidente.
Autoridades do Oregon reagiram duramente. A governadora democrata Tina Kotek classificou o episódio como “um evento violento desnecessário” e exigiu transparência e cooperação do governo federal. O prefeito de Portland, Keith Wilson, pediu a suspensão imediata das operações do ICE na cidade até a conclusão das investigações.
Portland tem sido palco de protestos frequentes contra a política migratória do governo Trump. Nos últimos meses, tropas da Guarda Nacional chegaram a ser enviadas para proteger operações federais, em meio ao aumento das tensões.
Fonte: CBS