Avelo Airlines vai suspender voos de deportação para o ICE

Companhia afirma que contrato com o governo dos EUA não trouxe retorno financeiro suficiente e anuncia fechamento de base no Arizona

Por Lara Barth

Avião

A Avelo Airlines anunciou que deixará de realizar voos de deportação de imigrantes para o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), encerrando um contrato que dava suporte às operações de imigração do governo norte-americano.

A companhia aérea de baixo custo, sediada em Houston e fundada em 2021, informou que o acordo para operar voos fretados do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) não trouxe benefícios financeiros suficientes. Como consequência, a Avelo também fechará sua base no aeroporto Mesa Gateway, em Phoenix, no Arizona, onde funcionava a operação ligada às deportações.

“A Avelo encerrará a base em Mesa Gateway em 27 de janeiro e concluirá sua participação no programa de fretamento do DHS”, afirmou um porta-voz da empresa à CBS News. Segundo a companhia, apesar de gerar ganhos no curto prazo, o contrato não oferecia receita estável e previsível capaz de compensar os custos e a complexidade operacional.

A Avelo opera voos de baixo custo para dezenas de destinos nos Estados Unidos e no Caribe, a partir de quatro bases, e planeja abrir uma quinta unidade em Dallas no fim de 2026.

O DHS esclareceu que nunca contratou diretamente a Avelo, mas sim a empresa CSI Aviation, que subcontratava companhias aéreas para realizar os voos do ICE. Outras empresas, como a GlobalX, continuam prestando esse tipo de serviço e responderam por mais da metade dos voos fretados do DHS em 2025.

A decisão da Avelo ocorre após meses de protestos e críticas públicas contra sua participação em deportações. O grupo Indivisible Project, que liderou manifestações contra a empresa, comemorou o anúncio, afirmando que a pressão popular e a queda nas vendas forçaram a companhia a abandonar contratos considerados prejudiciais a famílias imigrantes e trabalhadores.

Fonte: CBS