Trump promete "dia de acerto de contas e retaliação" contra democratas de Minnesota após morte em ação do ICE

Presidente acusa líderes locais de fomentar desordem, enquanto pesquisa aponta que maioria dos eleitores considera tiroteio injustificado

Por Lara Barth

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra democratas de Minnesota após o tiroteio envolvendo um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) que matou Renee Good. Em uma publicação nas redes sociais na terça-feira, Trump acusou políticos democratas de causarem instabilidade no estado ao se oporem às suas políticas migratórias e prometeu um “dia de acerto de contas e retaliação”.

Segundo o presidente, agentes do ICE estariam apenas tentando remover pessoas perigosas das comunidades, enviando-as de volta a prisões ou instituições psiquiátricas em outros países, afirmações feitas sem apresentar provas. “Não tenham medo, grandes pessoas de Minnesota. O dia de acerto de contas e retaliação está chegando”, escreveu.

As declarações ocorreram no mesmo dia em que uma pesquisa da Universidade Quinnipiac mostrou que 57% dos eleitores consideram injustificado o uso de força letal contra Renee Good, morta durante uma abordagem em que o governo federal alega que ela tentou atropelar agentes. A rejeição ao tiroteio é maior entre democratas (92%) e independentes (59%).

O governador de Minnesota, Tim Walz, reagiu afirmando que Trump admite praticar “retaliação política” contra um estado que votou contra ele nas últimas eleições, colocando vidas em risco e desperdiçando recursos públicos.

Fonte: ABC