Brasileiro, pai de cinco filhos, é detido pela imigração dos EUA pouco antes de voltar ao Brasil
Daniel Campos vivia legalmente nos Estados Unidos há mais de uma década e se preparava para retornar ao país com a família quando foi preso pela ICE; motivo da detenção não foi esclarecido
O brasileiro Daniel Campos, de 45 anos, pai de cinco crianças, foi preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) poucos dias antes de embarcar definitivamente de volta ao Brasil. Ele vivia legalmente no país havia mais de dez anos com a esposa, Gabriela Paz, de 38 anos, e os filhos, mas o casal havia decidido retornar para Santa Catarina em 2025.
Gabriela voltou primeiro ao Brasil com as crianças, enquanto Daniel resolvia pendências finais. No entanto, em 16 de dezembro, uma semana antes do voo marcado para o reencontro da família, ele foi detido após ser parado pela polícia rodoviária durante uma viagem à Flórida. Segundo a esposa, uma infração de trânsito teria levado ao acionamento da imigração, resultando na prisão inesperada.
Daniel e Gabriela se mudaram para os EUA em 2014, inicialmente por conta do trabalho dele na área de informática. O processo de obtenção do green card ocorreu sem intercorrências, por vias profissionais. No Texas, construíram uma vida estável, tiveram cinco filhos — Kevin (10), Amy (7), Daniel (6), Nathalie (4) e Beatrice (11 meses) —, mas, ao longo dos anos, o desejo de voltar ao Brasil se intensificou.
Após a detenção, Daniel passou por seis centros de detenção diferentes e ficou incomunicável na primeira semana. Hoje, está em uma unidade com melhores condições e já possui uma ordem de deportação expedida. Embora tenha optado inicialmente pela saída voluntária, a medida foi cancelada, e ele aguarda um voo organizado pelo próprio governo americano para retornar ao Brasil.
Fonte: CRESCER