Cidadão americano afirma ter sido detido pelo ICE em casa, sem mandado, e levado à rua de cueca em Minnesota

Família diz que agentes invadiram residência armados e ignoraram documentos; DHS sustenta que ação buscava criminosos sexuais

Por Lara Barth

A agência não possui acordo formal com a empresa

Um cidadão americano afirmou que agentes federais de imigração invadiram sua casa em St. Paul, Minnesota, sem mandado judicial, apontaram armas para a família e o levaram algemado para fora da residência vestindo apenas cueca, sandálias e um cobertor, em temperaturas abaixo de zero. O caso ocorreu no domingo e foi relatado por ChongLy “Scott” Thao, cidadão dos Estados Unidos há décadas, à Associated Press.

Segundo Thao, agentes mascarados do ICE forçaram a entrada após ele orientar a família a não abrir a porta. Ele disse que pediu à nora que buscasse seus documentos de identificação, mas ouviu dos agentes que não queriam vê-los. Vídeos mostram o momento em que Thao é retirado da casa enquanto vizinhos protestam e seu neto de 4 anos chora.

Thao afirma que foi levado a um local isolado, fotografado no frio intenso e só depois os agentes reconheceram que ele era cidadão americano, sem antecedentes criminais. Após uma ou duas horas, foi devolvido à casa, sem pedido de desculpas, segundo ele.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) disse que a operação era “direcionada” e buscava dois condenados por crimes sexuais que supostamente viveriam no local, alegando que Thao correspondia à descrição. A família nega veementemente e afirma que apenas parentes moram na residência e que não há registros de ofensores sexuais no endereço. O DHS não apresentou provas nem respondeu a pedidos por esclarecimentos adicionais.

Thao planeja processar o governo por violação de direitos civis e diz não se sentir mais seguro em sua própria casa.

Fonte: NBC