Prefeito Mamdani diz apoiar o fim do ICE e pede "humanidade" no debate sobre imigração
Em entrevista ao programa The View, prefeito de Nova York critica ações da agência e afirma que operações geram medo e não aumentam a segurança pública
O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, declarou que apoia a abolição do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) e defendeu uma abordagem mais humana no tratamento das questões migratórias. A afirmação foi feita nesta terça-feira (terça, data local), durante sua participação no programa *The View*, da ABC, após suas primeiras semanas no cargo.
Questionado pela coapresentadora Alyssa Farah Griffin sobre os apelos de democratas pelo fim do ICE — intensificados após episódios como a morte de Renee Good, de 37 anos, baleada por um agente da agência em Minnesota —, Mamdani foi direto. “Sou a favor de abolir o ICE, porque o que vemos é uma entidade que não tem interesse em cumprir o propósito para o qual foi criada”, afirmou.
Naturalizado americano e nascido em Uganda, o prefeito já criticava o ICE antes de assumir o cargo, classificando a agência como “fora de controle”. Na entrevista, ele disse que o órgão “aterroriza pessoas independentemente de seu status migratório” e pediu que a política de imigração volte a ter como base a dignidade humana.
Mamdani também comentou sua relação com o presidente Donald Trump, afirmando que tem sido direto ao criticar as operações de imigração. Segundo ele, as ações do ICE são “cruéis e desumanas” e não contribuem para a segurança pública. O prefeito reforçou que pretende defender as leis de cidade-santuário e resistir a eventuais ameaças de corte de recursos federais.
Fonte: ABC