Vídeo mostra Alex Pretti em confronto com agentes federais 11 dias antes de ser morto
Imagens revelam embate com agentes de imigração em Minneapolis dias antes do episódio fatal envolvendo a Patrulha de Fronteira
Um vídeo divulgado recentemente mostra Alex Pretti, de 37 anos, em confronto com agentes federais de imigração em uma rua de Minneapolis 11 dias antes de ser morto a tiros em outro episódio envolvendo agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP). A informação foi confirmada à CBS News por um representante da família de Pretti.
Segundo a família, eles já tinham conhecimento do incidente ocorrido em 13 de janeiro, no qual Pretti sofreu ferimentos, mas não chegou a receber atendimento médico. As imagens foram publicadas nesta quarta-feira pelo site The News Movement e verificadas pela BBC News e pela CBS News.
No vídeo, Pretti aparece confrontando agentes federais ao lado de outros manifestantes e chega a chutar e danificar a lanterna traseira de um SUV do governo. O veículo para em seguida, e agentes descem e o imobilizam no chão. Um objeto semelhante a uma arma de fogo pode ser visto em sua cintura — assim como em imagens gravadas no dia em que ele foi morto.
As imagens não deixam claro se Pretti foi detido após o episódio. Em outro momento, agentes utilizam spray químico enquanto pessoas ao redor filmam, gritam e buzinam.
O Departamento de Segurança Interna informou que investigadores estão analisando o vídeo. Segundo a família, Pretti vestia roupas muito semelhantes às usadas no dia em que foi morto, em 24 de janeiro, durante um protesto contra uma operação do ICE no sul de Minneapolis.
De acordo com registros oficiais, dois agentes da CBP dispararam suas armas durante o confronto fatal. As autoridades afirmam que os tiros foram “defensivos”. Os agentes envolvidos foram afastados temporariamente. Pretti era enfermeiro de UTI do Departamento de Veteranos e possuía porte legal de arma, permitido pela lei de Minnesota.
Fonte: CBS