Imigrante preso por roubo de identidade do filho

Por Gazeta Admininstrator

O cidadão do Panamá, Etzio William Cummings, 39, foi condenado a 34 meses em prisão federal, no dia 2, por falsa representação ao usar um número de Social Security que não era seu, e roubo de identidade agravado. Cummings, que está no país ilegalmente, será deportado após a conclusão de sua sentença.

O caso foi investigado pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE), a Patrulha Rodoviária da Flórida, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, e a Administração do Social Security.

De acordo com documentos judiciais, Cummings entrou nos Estados Unidos ilegalmente, e teve um filho em 1999. Quando seu filho nasceu, Cummings deu o nome a seu filho idêntico ao seu.

Em março de 2000, logo após seu filho receber o Social Security, Cummings começou a usá-lo como se fosse seu de forma indiscriminada.

Usando o número de seu filho, ele conseguiu trabalhar e obter crédito no país por mais de uma década.

A verdadeira identidade de Cummings veio à tona no verão de 2009, quando seu patrão apresentou uma proposta para realizar o trabalho de construção de um prédio de escritórios do Departamento de Segurança Interna, em Orlando. Com isso, a entidade checou os antecedentes criminais de todos os funcionários, incluindo Cummings. Como parte do processo, Cummings apresentou informações falsas usando os dados de seu filho como seus. A pesquisa de registos do Social Security confirmou que o número não foi atribuído a Cummings e realmente foi atribuído a seu filho.

Autoridades federais determinaram, assim, que Cummings tinha roubado a identidade de seu filho por mais de uma década. Na sentença, o Tribunal ordenou que um novo número de Social Security seja emitido para o filho, porque o seu número havia sido comprometido.

“Esta sentença é um lembrete austero sobre as consequências que aguarda os que conspiram para comprometer a integridade de nosso sistema de imigração do país. Este homem não só várias vezes usou a identidade de seu filho para a obtenção de trabalho, carteira de motorista e até mesmo um empréstimo habitacional, mas ele tinha a audácia de usá-lo para a tentativa de emprego em um Department of Homeland Security”, disse Susan McCormick, agente especial do ICE, em Tampa.

“O roubo de identidade é um problema crescente que ameaça diretamente a segurança nacional e põe em causa a integridade de nosso sistema de imigração nacional. É por isso que o ICE continuará a investigar estes casos e trazê-los de frente para a acusação federal para que os indivíduos que cometem estes crimes sintam todo o peso da lei.”

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI