Cumprindo uma promessa de campanha, o governador de New York, Eliot Spitzer, anunciou que os residentes do estado poderão solicitar carteiras de motorista, independentemente do status de imigração. Aos candidatos não sera mais exigido que seja apresentado número de social security. Terão apenas que apresentar passaporte, carteira de motorista anterior ou outro “ documento válido e verificável” para provar identidade.
Oficiais de New York estimam que há dezenas de milhares de indocumentados sem carteira de habilitação e sem seguro em New York. De acordo com Spitzer, a decisão faz parte de uma série de medidas de seguranca que pretendem tornar o sistema de licenciamento à prova de falsificações.
Atualmente, segundo Spitzer, oito outros estados não exigem aos motoristas que provem seu status legal para obter habilitação. São eles: Hawaii, Maine, Maryland, Michigan, New Mexico, Oregon, Utah e Washington.
Spitzer entende que ampliar o acesso à habilitação melhorará a seguranca de tráfego e reduzirá os valores de seguro. A iniciativa, no entanto, provocou polêmica e crítica por parte daqueles que se opõem à imigração ilegal, e que acreditam que facilitar a emissão de carteiras de motorista poderá encorajar a entrada de imigrantes no País.
De acordo com Spitzaer, o Departamento de Veículos Automotores introduzirá novas medidas anti-fraude, incluindo tecnologia para verificação de documentos, instrumentos para comparação de fotografias e treinamento de pessoal com expertise em documentos estrangeiros. O departamento também exigirá que os candidados a carteira de motorista provem que moram no estado de New York. Atualmente, 27 estados exigem que o candidado a habilitação prove residência no estado.
A mudança acontecerá em duas fases. Em um primeiro momento, o Departamento de Veículos Automotores emitirá cartas para 152 mil moradores de Novaiorquinos que, em algum momento, tiveram ou têm atualmente carteira emitida pelo estado, mas não a renovaram. Essas pessoas, poderão solicitar a renovação no final do ano, e terão que apresentar prova de identidade, de data de nascimento, e comprovar condições para dirigir.
Em um segundo momento, que acontecerá entre seis e oito meses, a partir de agora, todos os demais moradores de New York poderão solicitar uma habilitação, independentemente do status imigratório.

