Imigrantes ilegais são banidos de New Jersey.

Por Gazeta Admininstrator

Além de não poder trabalhar os imigrantes indocumentados também
ficarão impossibilitados de alugar ou comprar imóveis.

Foi aprovada pelo Township Council de Riverside, New Jersey, uma lei que impede qualquer empresa da cidade de empregar imigrantes ilegais.

A mesma lei se aplica à imobiliárias e síndicos, que ficam proibidos de alugar imóveis para aqueles que não puderem comprovar que estão em situação legal no país. Quem desacatar a medida pagará multa de US$ 1.000 e estará sujeito a perder a licença da empresa.

Riverside, fica localizada no sul de New Jersey, próximo à divisa com a Pennsylvania, é uma cidade marcada pela presença imigrante, principalmente brasileira e portuguesa. Dezenas de restaurantes, lojas, agências de serviços e salões de beleza ocupam as ruas da pequena cidade com placas apresentando nomes e propagandas em português.

Os cinco membros do conselho municipal se reuniram e aprovaram o Illegal Immigration Relief Act. O argumento utilizado pelo grupo é de que muitos apartamentos estão lotados, com mais de 10 pessoas dividindo uma mesma casa, fazendo com que o trânsito e o espaço para estacionamento de carros fique atribulado.

Os membros também apontaram para o uso de serviços públicos e sociais por parte da comunidade imigrante, assim como o alto número de crianças que falam a língua portuguesa matriculadas nas escolas municipais, como razão para a aprovação da lei. Além da multa, a violação constante da nova lei resultará em perda definitiva do registro da empresa.

Resposta
Os comerciantes da região, muitos de origem estrangeira como o dono do King Chicken Restaurante, Franco Ordonez, e a empresária Ingrid Vinjoled, proprietária de uma loja de artigos e serviços, ambos equatorianos, se reuniram na sexta-feira, 28 de julho, e organizaram uma manifestação contra a lei adotada pelos vereadores da cidade.

Através da distribuição de panfletos e comunicados feitos pelas instituições religiosas da região, uma reunião foi realizada no King Chicken Restaurant.

Franco Ordonez afirmou que advogados especializados em imigração foram contratados para estudar a legislação estadual a fim de encontrar uma forma legal para apelar à decisão dos vereadores.

“Nós somos empresários que dependem da mão-de-obra imigrante”, declarou Ordonez. “Temos que fazer de tudo para lutar contra esta lei absurda.”

Ordonez declarou que representantes de organizações de defesa dos direitos humanos também participaram da reunião, que teve como principal objetivo informar a população e estudar um meio legal de recorrer e revogar a atual lei.

“Eu acredito que, na prática, esta lei não terá nenhum efeito,” disse Ordonez. “Esta é uma cidade movida pela força imigrante trabalhora. A única coisa que esta decisão pode causar é desgaste psicológico.”

“A população está assustada,” contou Ingrid Vinjoled. “Lojas estavam fechadas e os trabalhadores não saíram de suas casas. Isso pode matar o distrito comercial de Riverside”. Vinjoled afirmou que a maioria de sua clientela é composta por imigrantes brasileiros.

Padrão de pensamento
Na cidade de Hazleton - PA, uma lei similar foi aprovada no início do mês de julho. Outras cidades ao redor do país também estão discutindo iniciativas parecidas. No Congresso norte-americano, a reforma imigratória vem se arrastado há cerca de cinco anos, com intensificação das negociações em 2006, resultado da antecipação das eleições previstas para novembro.

A negociações giram em torno da criação de leis de fechamento da fronteira dos EUA com o México, através da construção de um muro e do deslocamento de milhares de soldados do exército para a monitoração constante da área.

Legalização
Também, existe um plano de legalização dos 12 milhões de imigrantes ilegais através de propostas de trabalho temporário, sendo discutido e que encontra grande oposição do partido republicano.

Riverside começou a abrigar a comunidade brasileira há cerca de cinco anos. Segundo relato dos residentes do locais, antes disso, o distrito comercial estava em declínio, com dezenas de salas fechadas.

Atualmente, Riverside tem cerca de 8 mil habitantes, 40% deles são imigrantes. Em 1851 ocorreu grande fluxo imigrante de alemães, seguidos por poloneses, italianos e irlandeses, no início do século XX.

A base da economia local era em função das fábricas têxteis, sendo a principal produtora de meias masculinas do país. A cidade já esteve listada no livro dos recordes como a cidade com mais bares e restaurants com licença para a venda de álcool por milha quadrada, o que ocorreu após as fábricas fecharem e as lojas e shopping centers se mudarem para o local.