Imigrantes planejam manifestações contra Trump em 20 estados no dia 14

Por Daniel Galvão

Donald Trump será alvo de protestos. Foto: Flickr
[caption id="attachment_134754" align="alignleft" width="300"] Donald Trump será alvo de protestos. Foto: Flickr[/caption]

A próxima semana será marcada por manifestações encabeçadas por imigrantes e ativistas do assunto em pelo menos 20 estados americanos. O "Dia de Ação", como foi batizado, tem como alvo principal a contestação de políticas migratórias anunciadas por Donald Trump.

Os organizadores disseram que o movimento - agendado para o dia 14 de janeiro - tem como objetivo principal criar uma agenda de luta para impedir que Trump cumpra as promessas de campanha, sobretudo, as que se referem a deportações em massa de imigrantes.

O "Dia de Ação" - abordado em artigo publicado no Washignton Post - acontecerá exatos seis dias antes de Trump prestar juramento e assumir o Governo. Já estão organizadas uma série de protestos em Washington, Los Angeles, Chicago e Miami, além de cidades menores. A possibilidade de que o novo presidente acabe com o programa DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), é a maior preocupação dos ativistas.

Na prática, o DACA protegeu da deportação cerca de 700 mil pessoas que vieram ilegalmente para os Estados Unidos ainda crianças. As promessas de Trump criam, segundo especialistas, uma atmosfera de medo no país que pode afetar os salários e os direitos trabalhistas de todos os imigrantes.