Imigrantes se reúnem na fronteira em evento de Natal

Por Gazeta News

evento natal fronteira

O muro fronteiriço que divide San Diego, na Califórnia, e Tijuana, no México, não impediu que dezenas de pessoas de ambos os países se unissem no dia 19, na tradicional “Posada sin Fronteras”, que nessa edição recordou a luta da comunidade indocumentada em um ano marcado pela retórica contra a imigração.

“Tem sido um ano bastante difícil, especialmente com a postura de alguns candidatos à presidência dos Estados Unidos, que se baseiam em temas anti-imigrantes para avançar propostas que afetam a comunidade refugiada”, disse Pedro Rios, diretor do Comitê de Amigos Americanos em San Diego.

O Parque da Amizade, que é cruzado pela linha que divide os dois países, foi palco da celebração, onde também foram recordados os imigrantes que perderam suas vidas na tentativa de atravessar a fronteira.

O evento foi vigiado, do lado americano, pelo Border Patrol, para que não se compartissem comida com o outro lado da fronteira, algo proibido por lei.

A presença de um muro nessa área, que impede o contato e impossibilita a visibilidade do outro lado, é altamente criticada por ativistas e defensores dos direitos humanos. Fonte: EFE.