Imóveis: A hora de comprar.

Por Gazeta Admininstrator

Da Redação.

A queda dos preços dos imóveis verificada recentemente na Flórida, e a paralela elevação das taxas de juros para financiamentos, tem feito com que muita gente fique indecisa sobre o melhor momento de realizar o sonho da casa própria. Atentas a isso, as empresas International Landing Network e Success International Real State, voltadas para o público brasileiro na Flórida, estão organizando séries de seminários buscando esclarecer as principais dúvidas da comunidade em relação ao mercado de imóveis.

Arlindo Machado, Chief of Financial Advice da International Landing diz que a tônica das palestras é instrutiva. “Uma das coisas interessantes do nosso seminário e que sempre dou ênfase, é que não fazemos propaganda direta dentro do seminário. Precisa ser 100% didático e instrutivo. Quando misturamos propaganda com instrução, perde crediblidade”, diz Machado.

Ele lembra que a empresa tem tradição em atividades comunitárias e que, por isso, recebeu em 1997, a comenda oficial da Ordem do Rio Branco, oferecida pelo governo brasileiro, por serviços prestados em New Jersey. “Vemos muita gente que, por falta de conhecimento, compra no lugar errado, escolhe o programa que não é o que está buscando. Por isso resolvemos montar o seminário”, explica.

Segundo ele, a intenção é oferecer palestras uma vez por mês, na sede da empresa, e promover seminários itinerantes em vários pontos da Flórida. “Esse é o momento para comprar porque o mercado está desaquecido.

A hora é essa. Hoje o comprador tem incentivos que não tinha há oito meses, quando se vendia os imóveis por $15 mil ou $20 mil mais do que valia, e não havia como negociar os preços. Isso mudou. Hoje o comprador não precisa de dinheiro para entrada ou closing costs. Se ele tem crédito pode financiar 100% do imóvel”, afirma.

Machado observa ainda que os bancos também têm feito grande esforço para captar novos clientes de financiamento, e criado uma série de facilidades para o comprador, justamente porque o mercado está desaquecido. “Hoje há bancos que fazem financiamento de 50 anos. Há uma motivação grande dos bancos em aprovar financiamentos”, assegura.

Ele alerta para um dos erros mais comuns na hora de planejar a compra de um imóvel, que é presumir antecipadamente que suas condições de crédito, ou de documentação não serão aceitas pelo banco. “Existem maneiras de conseguir o financiamento desejado apresentando documentos e fatos verdadeiros, sem a necessidade de fabricar histórias ou documentos. Há programas que aceitam o cliente do jeito que ele é”, diz Machado.

A elevação das taxas de juros para financiamento têm sido outro alvo de preocupação de quem pretende comprar um imóvel. O especialista afirma, no entanto que, neste aspecto, o fundamental é esclarecer, antes do fechamento do contrato, todos os custos envolvidos, projetando os gastos para o futuro. “Se você faz um contrato com juro fixo, saberá que está dentro de seu orçamento e não terá surpresas no futuro.

Em nossos seminários oferecemos orientação total sobre closing costs, todos os custos envolvidos, e os que virão pela frente. Explicamos exatamente todos os detalhes”, assegura.

Mercado – Além dos seminários para a comunidade, as duas empresas promovem palestras para profissionais do mercado, que têm sofrido com a queda de vendas. “Com boom real state surgiram muitos agentes. Agora, só vão manter cabeça fora d’água quem tiver criatividade, que será fundamental para sobrevivência do profissional. Estamos criando versatilidade e criando ferramentas para profisisonais, mesmo não estejam diretamente associados conosco”, diz Machado.

Entre as “ferramentas” oferecidas ele cita curso de informática para real state e a possibilidade de tornarem-se loans, sem a necessidade de licença. “Esses profissionais vão oferecer refinanciamento para clientes que compraram no passado, e assim terão condições de manter suas rendas, mesmo em uma fase de retração de vendas.