Imóveis: Comissão para quem vende e para quem compra.

Por Gazeta Admininstrator

Imagine comprar um imóvel e ainda ser remunerado por isso. Em linhas gerais, essa é a idéia que a imobiliária virtual Zip Realty colocou em prática no mercado norte-americano, e que tem atraído a atenção de quem tem um imóvel para vender e não abre mão de obter alguma vantagem na transação.

O sistema organizado pela empresa, fundada em 1999 na Califórnia, tornou-se possível a partir do estabelecimento de uma plataforma eletrônica que disponibiliza na internet, em linguagem compreensível para leigos, informações que dão uma radiografia completa da situação do mercado de imóveis em todo o país, com detalhes sobre o imóvel escolhido, localização, histórico, preço de mercado, bemfeitorias, enfim, tudo o que é necessário para a tomada de decisão na hora de comprar, ou vender um imóvel.

Até então, o sistema mais difundido no mercado de imóveis, era o MLS (Multiple Listing Service), que oferece informações voltadas prioritariamente para os profissionais de corretagem de imóveis. Mas além de disponibilizar informações de maneira clara, a Zip Realty oferece ao comprador 20% da comissão da empresa, e para o vendedor até 25%.

A estimativa de mercado é de que o segmento imobiliário movimente anualmente $23 trilhões em todo o País, com transações mensais entre 6 milhões e 7 milhões de contratos. Em média os proprietários de imóveis nos EUA realizam novos contratos de compra e/ou venda a cada cinco ou seis anos, movimentando anualmente uma cifre em torno de $70 milhões.

No ano passado, as negociações em todo o país totalizaram 6,3 milhões de imóveis. A Flórida permanece na dianteira deste movimentado mercado ocupando a 6ª ou 7ª posição no ranking de contratos negociados anualmente.

Nos EUA, diferentemente do Brasil, o mercado é definido como bipartite, o que significa dizer que tanto comprador quando vendedor utilizam-se de um corretor para efetivar uma negociação de imóveis. “Algo em torno de 95% dos imóveis negociados no país são colocados à venda por intermédio de um corretor, o listing broker. Esse listing broker passa agora a receber metade da comissão, e a outra metade vai para o buyers broker, ou agent broker, que é o sujeito indicado pelo comprador”, detalha o corretor brasileiro José Renato Monteiro, que recentemente passou a integrar a equipe da Zip Realty.

Ele explica que a empresa decidiu especializar-se no comprador. “O comprador recebe 20% da comissão como rebate. A prática de mercado mostra que a menor comissão é de 4% sobre o valor do imóvel e a maior é de 6%”, comenta. Ele acrescenta ainda que uma das grandes vantagens oferecidas pela empresa é a transparência nas transações “O site deu transparência ao mercado. O comprador e vendedor passaram a poder saber o que acontece no mercado e, também, todos os detalhes sobre os imóveis”, acrescenta.

De acordo com especialistas o mercado de imóveis atualmente está estável, após quatro anos de situação favorável para venda. Hoje a avaliação é de que exista uma ligeira tendência de queda, diante do aumento das taxas de juros anunciadas recentemente pelo BID (Banco Central norte-americano). “Os negócios são mais aquecidos na Flórida entre novembro e abril, período de alta temporada. Atualmente, destacam-se as transações com imóveis localizados em senior communities, com valor abaixo de $300 mil e giro rápido, em média em torno de 15 dias”, explica Monteiro.