Impeachment: oposição vence eleição, mas instalação de comissão é suspensa pelo STF

Por Gazeta News

Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
[caption id="attachment_101204" align="alignleft" width="300"] Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados[/caption]

A chapa formada por deputados da oposição e dissidentes da base aliada venceu por por 272 votos a 199 a votação, realizada no dia 8, para escolher os parlamentares que vão formar a comissão especial que vai analisar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

A sessão foi marcada por tumulto, gritos e protestos dos governistas, que discordavam da decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de que a votação fosse secreta. Para impedir a eleição anônima, deputados do PT se posicionaram em frente às cabines de votação. Houve empurra-empurra e xingamentos. Um grupo de deputados governistas chegou a quebrar dez das 14 urnas distribuídas pelo Plenário.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu provisoriamente a formação da comissão especial, depois que PCdoB, partido aliado ao governo, impetrou uma ação para que o STF invalidasse a votação. Fachin determinou a suspensão da medida da Câmara até decisão do plenário do STF, prevista para 16 de dezembro.

A chapa formada por governistas tinha 47 inscritos. A vencedora disputava o controle da comissão com 39 membros do PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD. Ainda faltam 26 deputados para completar o número necessário para abertura da comissão.

Nos próximos dias, a Câmara deveria votar os outros 26 nomes que irão compor a comissão.