Inaugurados oficialmente os Jogos Olímpicos de 2008, na China

Por Gazeta Admininstrator

O Estádio Nacional, também conhecido por 'Ninho de Pássaro', em Pequim, acolheu hoje a cerimónia de abertura dos XXIX Jogos Olímpicos. A grande expectativa sobre o espectáculo - sempre envolto em grande mistério - não foi frustrada. A cerimônia contou com coreografias espectaculares que evidenciaram uma grande organização e coordenação dos milhares de participantes.

A superstição chinesa com o número 8 - a cerimónia começou às 20h08 horas (locais) do dia 8 de Agosto de 2008 - parece ter acabado mesmo dando sorte, pois a chuva que ameaçava aparecer acabou por não cair durante as três horas e meia de espectáculo.

"Os amigos vieram de longe, estamos muito felizes", um provérbio de Confúcio, serviu de mote aos 2008 músicos que cantaram para dar as boas-vindas aos participantes dos 205 países concorrentes.

Depois seguiu-se um espectáculo que incluiu representações de arte, fogo de artifício, coreografias com alusões à história da China e muita música.

A seguir, como é hábito, foi a vez dos mais de 10 mil atletas participantes, divididos por países, desfilarem. A Grécia foi a primeira nação a entrar no estádio, como é tradição, enquanto a China, país organizador, foi a última delegação a exibir-se perante o público que lotava o 'Ninho de Pássaro'.

A cerimónia de abertura terminou com o acender da chama olímpica. Os Jogos Olímpicos terminam no dia 24 de Agosto.