Incêndio destrói milhares de hectares nos Everglades

Por Gazeta Admininstrator

Um incêndio no Parque Nacional de Everglades, ao sul da Flórida, destruiu mais de 51,8 mil hectares, e as autoridades ainda lutam para controlar as chamas. Até agora, apenas 30% do fogo estão sob controle, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A intensidade do incêndio, que começou na sexta-feira(16), obrigou as autoridades a lançarem um alerta pela densidade da fumaça, que chegou inclusive à cidade de Miami.

Evacuação
Segundo fontes do parque natural, o fogo teve início na sexta-feira passada, e obrigou à evacuação de algumas áreas habitadas fora da zona natural protegida, além de ter colocado em perigo algumas espécies de aves que só habitam este lugar.
Os bombeiros e os agentes florestais conseguiram conter 20% do incêndio no parque e 50% da área próxima ao lago Okeechobee, mas o vento desviou as chamas para a parte do parque mais próxima a Miami.
Este incêndio é o último de uma série que ocorreu nos últimos dias na Flórida, o mais recente no litoral atlântico do estado, em Palm Bay, onde já foram destruídos cinco mil hectares. Espera-se que as chamas sejam controladas até terça-feira.

Na semana passada, as autoridades da Flórida detiveram um homem, Brian Crowder, suspeito de ter iniciado intencionalmente o incêndio de Palm Bay, que destruiu 22 casas e atingiu outras 160.

Cuidados com a saúde
Moradores do condado de Broward que estejam enfrentando problemas respiratórios ou alergias por causa da fumaça, provocada pelos incêndios, estão sendo aconselhados pelas autoridades a permanecerem em casa, até que a fumaça se dissipe.

Aqueles que, segundo os médicos, estão sob maior risco, são bebês, crianças, mulheres grávidas e idosos, explica Maribel Fields, gerente do Programa de Qualidade do Ar de Broward, responsável pela divulgação do alerta.

- Recomendamos às pessoas que evitem usar bandanas ou máscaras porque elas não ajudam a prevenir a exposição à fumaça – disse.