Incêndio mata 1 e força evacuação de milhares no sul da Califórnia

Por Gazeta News

Incêndio na Califórnia foto (Reuters
[caption id="attachment_158195" align="alignleft" width="428"] Helicóptero tenta apagar as chamas. Imagem: Reuters.[/caption]

Quase dois meses após o grande incêndio que deixou mortos, feridos e desabrigados, um novo atinge a Califórnia. Iniciado na noite da última segunda-feira, 4, o fogo se espalha rapidamente por 31 mil hectares no condado de Ventura, no sul da Califórnia, forçando milhares de moradores deixarem suas casas.

O fogo começou na noite de segunda-feira, 4, a norte de Santa Paula e se espalhou pelas bordas de Ventura, uma cidade de mais de 100 mil pessoas na costa do Pacífico, informou o sheriff do condado.

No início desta terça-feira, 5, cerca de 150 edifícios já estavam destruídos, disse o gabinete do xerife, e mais de 7.700 casas em Ventura e Santa Paula estavam sob evacuação obrigatória, pois os oficiais do fogo alertaram que os poderosos ventos poderiam levar as chamas para Ventura.

O incêndio também queimou linhas de energia, causando cortes generalizados nos condados de Santa Barbara e Ventura, afetando mais de 260 mil pessoas, disse Susan Cox, porta-voz do Southern California Edison.

Uma pessoa morreu em um acidente de carro enquanto tentava evacuar, disse o chefe de fogo do Condado de Ventura, Mark Lorenzen.

"O fogo ainda está fora de controle e as estruturas estão ameaçadas em toda a área de incêndio. Devido à intensidade do fogo, as equipes estão tendo problemas para alcançar os principais focos, e há vários relatórios de estruturas em chamas", alertou o xerife do condado de Ventura.

Ainda na manhã desta terça-feira, policiais seguem de casa em casa alertando os moradores para deixarem o local e mais de 500 bombeiros estão em campo tentando apagar as chamas.

Leia também Incêndios na Califórnia matam 21 e deixam centenas de desaparecidos