Índice de jovens que tentam suicídio nos EUA diminui em estados com casamento gay

Por Gazeta News

casamento gay flickr
[caption id="attachment_138040" align="alignleft" width="300"] Foto: Jacquelyn Martin Flickr.[/caption]

Uma pesquisa revelou que os estados americanos que implementaram legislações sobre o casamento gay antes da legalização em nível federal registraram uma queda nas taxas de tentativa de suicídio entre estudantes do ensino médio.

De acordo com a pesquisa publicada na revista científica Journal of American Medical Association Pediatrics e divulgada na última segunda-feira, 20, os estados que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo tiveram uma diminuição de 14% nas tentativas de suicídio entre adolescentes gays, lésbicas e bissexuais, e um declínio de 7% entre os alunos em geral.

Os pesquisadores compararam 32 dos 35 estados que legalizaram o casamento homossexual antes de janeiro de 2015 com os que não tinham legalizado tal união.

Os estados que não implementaram essas políticas antes da legalização federal, (a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento gay em todo o país em junho de 2015) não registraram queda nas taxas de tentativa de suicídio, destacou o estudo.

"Permitir o casamento homossexual reduz o estigma estrutural associado à orientação sexual", declarou a líder do estudo, Julia Raifman, da Universidade John Hopkins.

O suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 24 anos nos Estados Unidos, atrás de lesões acidentais.

A taxa de tentativa de suicídio entre os jovens americanos continua aumentando, com um salto de 49% nos casos que exigem atenção médica entre 2009 e 2015.

O estudo mostra que 29% dos estudantes gays, lésbicas e bissexuais relataram ter tentado cometer suicídio nos últimos 12 meses, em comparação com 6% dos estudantes heterossexuais.

Os dados usados na pesquisa foram coletados entre janeiro de 1999 e dezembro de 2015, analisando tendências que começaram cinco anos antes de Massachusetts se tornar o primeiro estado americano a legalizar o casamento gay, em 2004.

Com informações da Associated Press.