Imigrantes que vivem em Connecticut ilegalmente em breve poderão obter a carteira de motorista sob um novo programa destinado a ensinar as leis de trânsito mesmo àqueles que já estão dirigindo há anos.
O Department of Motor Vehicles de Connecticut espera que milhares de imigrantes comecem a dar os passos iniciais necessários para obter carteira de motorista ou permissão para dirigir.
Desde o meio dia do dia 1º de dezembro, imigrantes com 16 anos ou mais puderam começar a fazer inscrições online no site da DMV para fazer um teste escrito para obter a licença que será somente para dirigir (Drive Only License).
O programa, aprovado pela Assembleia Geral em 2013, só entra em vigor em 2 de janeiro e deve beneficiar milhares de indocumentados.
Outros estados
Oito estados já oferecem esse benefício, de acordo com o DMV. O número deve aumentar para 10 quando Connecticut e a Califórnia iniciarem os programas em janeiro.
Autoridades de Connecticut estão se preparando para o novo programa há dois anos, atualizando versões da prova e manuais ultrapassadas em espanhol e criando novos testes emFrancês, Polonês,Português e Italiano.Há também planospara desenvolver um testeem mandarim.
"Nosso objetivo é fazer com que este trabalho seja o mais simples possível para os nossos residentes sem documentos que estão esperando um longo tempo para obter essa credencial, o que pode abrir muitas portas para eles", disse o porta-voz do DMV William Seymour.
A licença será carimbada com as palavras "não para a identificação federal". Alguns grupos de defesa dos imigrantes estimam que há aproximadamente 200 mil imigrantes elegíveis vivendo em Connecticut, sem autorização legal, disse Seymour.
Werner Oyanadel, diretor executivo do Latino e Puerto Rican Comissão de Assuntos do estado, vê o programa como uma forma de garantir a segurança pública e melhorar a vida desses imigrantes e suas famílias. "A verdade da questão é que as pessoas estão dirigindo para ir para ir e voltar do trabalho”, disse Oyanadel, acrescentando que a diferença agora é que eles vão ser devidamente treinados. À semelhança de outros motoristas, eles devem registrar seus veículos e provar que compraram o seguro.
Os participantes devem levar duas formas de identificação e contas ou correspondência que comprovem que eles moram em Connecticut.
Quando agendar uma entrevista para a prova escrita, eles também devem assinar uma declaração indicando que vão apresentar um pedido para legalizar sua situação de imigração quando elegível. O DMV também irá verificar os antecedentes criminais e se o candidato tiver antececentes criminais em Connecticut, não será elegível para a licença. As informações são da Associated Press.