Indocumentados temem perder programa de estudo e trabalho

Por Gazeta News

daca-site

Participantes do programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) - programa federal criado pelo presidente Obama em 2012, que permite que imigrantes jovens e sem documentos que entraram nos EUA quando crianças permaneçam no país e possam estudar e trabalhar legalmente, temem que o programa seja extinto com a eleição de Donald Trump.

O receio dos milhares de jovens é que, com a troca de presidente, o programa seja cancelado, o que causaria o impedimento dos jovens imigrantes indocumentados de visitarem a família e poderem retornar aos EUA, já que o jovem que participa do programa também pode se aplicar a viagens ao exterior para fins humanitários, educacionais ou de trabalho, e voltar a entrar nos Estados Unidos sem penalidade.

Desde o advento do programa em 2012, milhares de jovens imigrantes indocumentados usaram a permissão de viagem para visitar os países que deixaram quando crianças. No entanto, não há um caminho direto de ação diferida para a residência permanente legal ou para a cidadania, e a ação pode ser revogada a qualquer momento.

De acordo com o Pew Hispanic Center, um projeto do Pew Research Center, cerca de 1,7 milhão de jovens se inscreveram para o programa desde o início e 77% (428 mil) dos que receberam uma autorização de trabalho temporário são mexicanos.

Fonte: The New York Times.