Indonésia em alerta após a erupção do Vulcão Merapi.

Por Gazeta Admininstrator

Segundo informações da agência de notícias de Antara, Indonésia, uma grande quantidade de lava foram lançadas pelo vulcão Merapi na manhã desta terça-feira(16), deixando assustada a população da Ilha de Java.

No entanto, a lava não alcançou nenhuma área habitada da montanha, considerada sagrada por muitos habitantes que moram próximo ao vulcão.

Várias pessoas continuaram seu dia-a-dia, ignorando a ordem de retirada para os campos de refugiados habilitados pelo governo.

Os moradores que continuam nas encostas do Merapi preferiram organizar orações. Faz parte do ritual religioso local o oferecimento de oferendas ao vulcão, com a finalidade de diminuir sua voracidade. Garibaldi Sujatmiko, um porta-voz presidencial, divulgou nota dizendo que o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, vai à região nos próximos dias para tentar convencer os moradores a descer da montanha.

Rios de lava e magma

O Merapi está em alerta máximo desde sábado(13). Vulcanólogos temem que parte da lava e do material magmático expelido e sedimentado perto da cratera acabe cedendo e expulsando fluxos piroclásticos letais [uma mistura de gases, pó e fragmentos de lava incandescente]. No entanto, dizem, é impossível prever se isso vai acontecer.

Durante a erupção de 1994, mais de 50 pessoas morreram, vítimas de nuvens vulcânicas tórridas, que atingiram temperaturas acima de mil graus centígrados.

O Merapi, de 2.911 metros de altitude, está situado no centro da ilha de Java e é um dos vulcões indonésios mais jovens. Especialistas consideram normal que haja erupções menores a cada dois ou três anos e uma de grande porte a cada dez ou 15 anos.

Desde 1548, o vulcão entrou em erupção 70 vezes. A pior delas foi em 1930, quando morreram mais de 1.300 pessoas.