{{channel}}
Infecção rara por ameba que "come cérebro" é confirmada em Hillsborough County (FL)
O Departamento de Saúde da Flórida confirmou que uma pessoa foi infectada com uma ameba rara e geralmente mortal que "come o cérebro" em Hillsborough County. Segundo as autoridades de saúde, o paciente foi infectado com Naegleria fowleri, uma ameba unicelular microscópica transmitida pela água doce, que entra pelo nariz e ataca o cérebro. "As infecções podem acontecer quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz", informou o departamento de saúde na sexta-feira, 3. Primary Amebic Meningoencephalitis (PAM) A ameba pode causar uma infecção rara do cérebro chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), que destrói o tecido cerebral e geralmente é fatal. Depois que a ameba entra no nariz através da água contaminada, viaja para o cérebro onde causa a PAM. "As infecções geralmente ocorrem quando as temperaturas aumentam por períodos prolongados, o que resulta em temperaturas mais altas e níveis de água mais baixos", afirmaram autoridades de saúde. Verão A estação alta para este tipo de ameba é nos meses de verão - julho, agosto e setembro- onde pode ser encontrada em muitos lagos de água doce, lagoas, canais e rios nos Estados Unidos. É mais comum nos estados do sul. As autoridades de saúde não disseram onde foi relatada a infecção no Condado de Hillsborough ou nenhum detalhe sobre o paciente, informou a FOX13. De acordo com as autoridades de saúde, houve apenas 37 casos relatados com exposição na Flórida desde 1962. As autoridades de saúde alertam aqueles que nadam e mergulham com frequência nos lagos, rios e lagoas da Flórida, durante temperaturas quentes, sobre a possível presença de Naegleria fowleri. Efeitos adversos à saúde podem ser evitados, evitando o contato nasal com as águas, uma vez que a ameba entra pelas passagens nasais. Aqui estão as seguintes recomendações das autoridades de saúde:
- Evite atividades relacionadas à água em locais de água doce quente, fontes termais e água poluída termicamente, como a água ao redor de usinas de energia.
- Evite atividades relacionadas à água em água doce quente durante períodos de alta temperatura da água e baixos níveis de água.
- Mantenha o nariz fechado ou use clipes de nariz ao participar de atividades relacionadas à água em corpos de água doce, como lagos, rios ou fontes termais.
- Evite cavar ou agitar o solo enquanto participa de atividades relacionadas à água em áreas rasas e quentes de água doce.
- A exposição à ameba também pode ocorrer quando se usa neti potes (um higienizador nasal) para lavar os seios de congestão relacionada ao resfriado / alergia ou ao realizar rituais religiosos com água da torneira. Use apenas água fervida e resfriada, destilada ou estéril para fazer soluções de enxágue dos seios nasais ou realizar rituais.
