Inflação: O que você precisa saber

Por Claudia Fehribach

inflacao

No clima econômico atual, a inflação tem sido um grande problema para as pessoas com poupanças e investimentos; mas, nós, brasileiros, muitas vezes não nos preocupamos com a inflação, pois estamos acostumados com os níveis astrônomicos do Brasil e pensamos que aqui isso nao acontece. No entanto, acredite, existe inflação aqui nos Estados Unidos também.

Mas, o que é a inflação? A verdade é que, para poupar e investir de forma eficaz, você precisa entender a inflação e o que isso significa para o seu planejamento financeiro. A inflação é quando o dinheiro perde valor ao longo do tempo. Está acontecendo constantemente - as coisas são geralmente mais caras do que eram a alguns anos atrás. Veja um exemplo simples de inflação. Quantos pães se comprava com $1 em:

1970: = 10 pães 1980: = 3 pães 1990: = 2 pães 2010: = 1 pão

Então, $ 1 pode comprar muito menos agora do que podia em 1970 – e, dentro dez anos, vai comprar bem menos ainda. Isto é devido à inflação, também conhecida como o “poder de compra” do dinheiro.

Se você ouvir que a taxa de inflação é alta, isso significa que você pode comprar menos com a mesma quantidade de dinheiro, e essa redução no poder de compra está acontecendo a uma velocidade maior que o habitual. A inflação é medida como uma porcentagem.

Se a taxa de inflação é de 1% (inflação inferior), o poder de compra da moeda será de 1% a menos um ano depois. Se a taxa de inflação é de 5% (inflação mais elevada), o poder de compra da moeda será de 5% a menos um ano depois.

Em dezembro de 2013, por exemplo, a taxa de inflação foi de 2%, abaixo dos 2,1% do mês anterior.

O que inflação significa para você? É importante saber a taxa de inflação quando você está pensando sobre poupança e/ou investimentos, uma vez que faz uma grande diferença para saber se você vai ter algum lucro, em termos reais (descontada a inflação).

Digamos que você coloque o seu dinheiro em uma conta bancária que lhe renda juros de 2%. Um ano mais tarde, você vai ter 2% a mais de dinheiro. Mas, e se a inflação é superior a 2%? Nesse caso, embora você tenha mais dinheiro, ele pode comprar menos do que o valor inicial.

Se seu objetivo é ganhar dinheiro com o seu investimento, você precisa encontrar uma conta ou investimento que ‘bata a inflação “, ou seja, o lucro que você faz é maior do que a taxa de inflação. Dependendo das circunstâncias, você pode ter um produto que supere a inflação, ou não. Isso ocorre porque, geralmente, para receber retornos mais elevados, você vai precisar correr mais riscos. Se é muito importante para você manter seu dinheiro seguro, você pode querer encontrar uma conta com juros mais baixos, mas com mais segurança para o seu dinheiro. Para saber o que é certo para você, pense nas suas metas de poupança utilizando uma regra geral:

• Para metas de curto prazo, nas quais você pretende gastar o dinheiro dentro de dois a três anos ou pretende criar um fundo de emergência, o mais indicado seria uma conta de poupança mesmo, ainda que o seu retorno seja ínfimo.

• Para metas de longo prazo, você vai precisar manter a inflação em mente quando você investir.

Definir as suas metas de poupança é um passo passo importante. Buscar investimentos seguros e de renda média é a resposta para o seu crescimento financeiro. Quer saber mais? Venha a uma de nossas palestras de educação financeira. Envie um email para receber mais informações. Uma ótima semana a todos!