A inteligência financeira usada a seu favor

Por Claudia Fehribach

9201871664_d551490514_z

Muito se fala a respeito da inteligência financeira e aos poucos as pessoas estão compreendendo o valor e a importância da mesma. A inteligência financeira se faz presente e essencial em diversos campos da vida.

A verdade é que a maneira de se relacionar com o dinheiro traz impactos não só na conta bancária das pessoas, mas também em seus relacionamentos domésticos, afetivos e profissionais.

No ambiente de trabalho é um bom exemplo, pois é onde usualmente passamos a maior parte de nossos dias, a inteligência financeira se apresenta por meio do combate ao desperdício.

Isso decorre do fato óbvio de que, menor o desperdício, menores as despesas desnecessárias da empresa e melhor a sua saúde financeira. E se a empresa vai bem, nosso emprego idem. Entretanto, o que mais me espanta no ambiente de trabalho é muitas vezes não ver esta atitude das pessoas com relação aos bens da empresa. O contrário também é verdadeiro, ou seja, se a empresa começar a gastar muito, ela não vai bem, e se a empresa nao vai bem, quanto tempo você acha que vai durar até o seu emprego nao ir bem também?

Outro simples exemplo: suponha um professor que, ao acabar a sua aula no turno da noite, deixe o quadro branco todo escrito com pincel atômico e esqueça de desligar as lâmpadas e o ar-condicionado.

No dia seguinte, pela manhã, o professor da primeira aula terá que fazer uma ginástica laboral matutina para apagar o quadro enquanto poderia ter passado esse tempo passando maior conteúdo acadêmico aos alunos, e as despesas com energia elétrica serão maiores do que o necessário.

Esse cenário é ruim para a faculdade, que poderia utilizar recursos de forma mais eficiente, aumentando sua competitividade.

Portanto, tendo em vista que a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada e a equação aumento da qualidade versus redução de custo é essencial para a sobrevivência, o desperdício mostra-se um inimigo invisível.

Cada vez mais, programas de treinamento de educação financeira aos funcionários apresentam-se como alternativas para redução de custos e aumento da competitividade do empregador. Tais investimentos geram benefícios mútuos, uma vez que, se por um lado o empregador se beneficiará com a redução dos custos, os empregados poderão levar para sua vida pessoal o aprendizado adquirido, tendo a chance de tornar suas próprias finanças mais saudáveis.

A inteligência financeira, na verdade, deveria ser matéria ensinada na escola. O aprendizado de se evitar o desperdício só traz benefícios para a nossa vida.

Vamos fazer um esforço hoje? Vamos usar a nossa inteligência financeira para encontrar pequenos desperdícios que podem ser evitados? Assim como no velho ditado: “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Assim pode ser também com o acúmulo de desperdícios que temos em nossas vidas. Desafio lançado!!!

Uma ótima semana a todos!

E um parabéns superespecial para este jornal que, nesta semana, completa a edição número 1000!!! Que outras 1000 venham, sempre trazendo o que há de melhor para a nossa comunidade. Parabéns, Gazeta Brazilian News!