Internet será de graça em San Francisco.

Por Gazeta Admininstrator

Os moradores da cidade de San Francisco poderão ter acesso a internet sem precisarem utilizar cabos e de graça. Esse projeto tem origem nas suposições sobre os planos do Google em construir uma rede nacional Wi-Fi. Nessa última quarta-feira, a prefeitura de San Francisco optou pelo grupo formado pela empresa Google e o provedor de acesso Earthlink para implantarem o projeto, que permitirá o acesso à internet em parques, casas, escritórios e restaurantes da cidade.

O Google, com sede em Mountain View (Califórnia) e a Earthlink, de Atlanta (Geórgia), competiam entre si até que decidiram unir suas forças no começo do ano.

As duas empresas disputaram com outras seis grandes companhias, entre elas o grupo formado por Cisco, IBM e SeaKay, além da MetroFi, que atualmente oferece o sistema Wi-Fi gratuito e pago em Cupertino e Sunnyvale, no Vale do Silício, ao sul de San Francisco.

Porém o resultado da disputa entre as grandes empresas causa certa suspeitas. O atual prefeito da cidade, Gavin Newsom, mantém uma amizade estreita com os fundadores do Google. Teve até o luxo de voar em um avião particular da empresa quando ao retornar a cidade vindo do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça). Apesar disso, Chris Vein, diretor do departamento de Tecnologia da prefeitura de San Francisco, nega que esse relacionamento tenha influenciado na decisão final tomada por sua equipe.

Acredita-se que a empresa Google já faça outros planos para ampliar ainda mais seus negócios, entrando em áreas que até pouco tempo não fazia parte de seus objetivos.

Sua parceira, nessa nova empreitada, a Earthlink, será quem pagará a maior parte dos quase US$ 12 milhões que serão destinados à construção e manutenção da rede para os próximos dez anos. Porém esses investimentos deverão ter seus retornos com o serviço pago.

"San Francisco é uma das cidades mais progressistas do mundo, e nossos esforços combinados expandirão as possibilidades do que uma rede móvel pode fazer pelos moradores, negócios, governo municipal e visitantes", disse Donald Berryman, vice-presidente da Earthlink, no blog da empresa.

O prefeito Newsom anunciou no ano passado seus planos para transformar a cidade na pioneira no acesso universal à internet sem fio. "Trata-se de um direito fundamental de todos os cidadãos", afirmou Newsom.