Investidores hipotecam casa para comprar “bitcoin” nos EUA

Por Gazeta News

Bitcoin pixabay

A febre da moeda virtual “bitcoin” já é uma realidade para diversos americanos que chegam a hipotecar a casa para investir nesse novo tipo de transação. Em crescimento acelerado, nesta terça-feira, 12, a moeda é vendida a US$ 16,7 mil, tendo quase triplicado em relação ao mês passado, e aumentado em mais de 10% em um dia.

Segundo a Associação de Administradores de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, em entrevista à rede de TV CNBC, na última segunda-feira, 11, os investidores desse tipo de empréstimo não são pessoas com dinheiro sobrando, mas pais de família que já possuem uma hipoteca para pagar e dois filhos na escola.

Sobre a chance desta ou alguma outra moeda virtual realmente trazer lucro para os investidores, Joseph Borg, presidente da Associação diz que está na “fase da mania. Em algum ponto, haverá um nivelamento. As criptmoedas estão aqui para ficar. A ‘blockchain’ está aqui para ficar. Se será o bitcoin ou não, eu não sei”, afirmou.

O bitcoin chegou a ser negociado por $ 18 mil dólares, após a Chicago Board Options Exchange (CBOE) começar a vender contratos futuros da criptomoeda. Nesse patamar, o preço de venda da moeda já acumulada subido mais de 17 vezes desde o começo do ano.

Economistas alertam, porém, para indícios fortes da criação de uma “bolha especulativa” em torno do bitcoin. Para esses economistas, a "fase da mania" citada pelo presidente da Associação vai passar e o ativo valorizado em um rápido momento e que atraiu investidores em busca de lucro fácil, pode cair da mesma forma.

“A próxima etapa é a do pânico. O preço começa a cair, também de forma vertiginosa, e os investidores tentam perder pouco dinheiro e saem provocando queda da cotação”, explicam.

O que é o Bitcoin? O Bitcoin (BTC) é um tipo de moeda virtual também chamado de criptomoeda. Criado no final de 2008, é a primeira moeda digital descentralizada do mundo. É como se fosse uma espécie de dinheiro da internet, mas que não apresenta um sistema centralizado de controle sobre as suas trocas comerciais, tais como um banco central, ao contrário do que acontece com as moedas do “mundo real”. Saiba mais sobre a moeda em https://www.mercadobitcoin.com.br/