Irma deixa mortos e destruição em sua passagem pelo Caribe

Por Gazeta News

irma Caribe foto Alvin Baez Reuters
[caption id="attachment_152478" align="alignleft" width="385"] Irma atinge Porto Rico. Foto: Reuters.[/caption]

Foram confirmadas pelo menos três mortes e dois feridos graves, além de muita destruição durante a passagem do furacão Irma pelas ilhas caribenhas de St Martin e St Barth, anunciou nesta quarta-feira à noite o Ministério francês de Ultramar.

O furacão de categoria 5 e ventos de mais de 185mph (295 km/h) passou pelas Ilhas Virgens e Barbuda no começo da madrugada desta quarta-feira, 6, e passa agora por Porto Rico, que está em estado de emergência. O furacão segue ainda em sua rota para a República Dominicana, Haiti e Cuba, antes de chegar à Flórida.

Leia também Irma “pode ser pior” do que o furacão Andrew, adverte governador Comcast abre internet para toda Flórida durante o furacão Irma Irma: Florida Keys é evacuada e escolas do sul da Flórida fecham nos próximos dias

O primeiro-ministro da Barbuda, Gaston Browne, confirmou uma morte e disse que boa parte das construções do país foram destruídas.

Além de Irma, há outros dois furacões ativos na região do Atlântico Norte: Katia, de categoria 1, no Golfo do México; e Jose, também de categoria 1, ainda no meio do Atlântico.

Assim como o furacão Irma, o furacão Jose também se encaminha para o Caribe e pode subir da categoria 1 para a 3 até sexta-feira, 8. No momento, ele está a 1675 km das Antilhas e tem ventos máximos sustentados de 120 km/h, segundo o National Hurricane Center.