Irma perde força e Jose atinge categoria 4 no Atlântico

Por Gazeta News

furacao irma jose e katia foto noaa

Irma perdeu força nesta sexta-feira e rebaixou para categoria 4, como era previsto, mas segue fazendo estragos e provocando mortes e sua passagem pelo Caribe. A tempestade, considerada a mais perigosa dos últimos anos, afetou milhares de pessoas e deixou pelo menos 17 mortos; o número é impreciso por falta de informações.

De acordo com o National Hurricane Center, o olho do furacão provavelmente estará perto de Miami em torno de 2am do domingo, 10.

O governador da Flórida, Rick Scott, pediu a quem estiver nas áreas com ordens de evacuação, que saia do estado. Autoridades aconselham 680 mil pessoas a deixar Miami antes da chegada do furacão, que está previsto para chegar à Flórida na noite de sábado, 9.

O olho da tempestade está dirigindo-se para o sudeste das Bahamas, antes de se mudar entre a costa norte de Cuba e as Bahamas durante os próximos dois dias.

Jose

Enquanto isso, o furacão Jose se fortaleceu e se transformou em uma poderosa tempestade da categoria 4 nesta sexta-feira, 8, e segue o caminho do furacão Irma no Atlântico, mas provavelmente ficará no oceano, segundo meteorologistas norte-americanos.

Considerado agora uma tempestade "extremamente perigosa", Jose está localizado no oceano Atlântico a 415 milhas (670 quilômetros) a leste das Leeward Islands, segundo o National Hurricane Center, com ventos sustentados de 240 km (240 km) por hora enquanto se move para oeste-noroeste a 30 km (30 km) por hora.

Na previsão do NHC, o centro de José irá passar perto ou a leste das Leeward Islands no sábado", podendo já causar inundações do oceano e afetar partes das Leeward Islands na tarde desta sexta-feira.

O furacão pode atingir também ilhas do Caribe, incluindo as que foram atingidas pelo Irma, a Antígua, Barbuda e Anguilla no sábado.

Irma perdeu força e caiu para categoria 4 nesta sexta-feira , e passou por Cuba seguindo em direção à Flórida, onde deve chegar no sábado.

Katia

Mais a oeste, o furacão Katia também fortaleceu e passou para uma tempestade de categoria 2, enquanto se agita em direção à costa leste do México.