IRS: cheques de estímulo para mais 260 mil

Por Gazeta Admininstrator

A Receita Federal norte-americana (Internal Revenue Service – IRS) vai liberar, pelo correio, cheques de estímulo econômico para 260 mil casais de contribuintes que tiveram o benefício negado porque o nome do cônjuge não correspondia ao número de social security informado.

Quando um indivíduo se casa, normalmente a mulher passa a usar o sobrenome do marido, e o casal deve informar a Administração de Seguro Social sobre a mudança. No entanto, dezenas de milhares de pessoas não o fizeram, e não sabiam que poderiam perder com isso. Só souberam quando seus cheques de rebate não chegaram. Implementada em fevereiro, a medida de estímulo à economia resultou no pagamento entre $600 e $1,2 mil para cada contribuinte, ou família.

No mês passado, um porta-voz do IRS informou que os cheques de estímulo seriam enviados apenas para aqueles cujos nomes e números de seguro social tivessem correspondência.

Em 8 de outubro, no entanto, o IRS informou, em sua página de internet, que os cheques serão recebidos por mais 260 mil contribuintes casados, cujos nomes e números de seguro social não têm corres-pondência. “Durante o processo de declarações de 2007, o IRS não pôde determinar que o nome da pessoa informado na declaração realmente era associado ao número de seguro social informado”, informa o website.

Contribuintes nesta situação deverão receber carta, nos próximos dias, informando o valor a ser recebido. O cheques deverão chegar até o fim do mês, de acordo com o IRS.

O IRS informou que os cheques dos contribuintes cujos dados não “batiam” foram “inadvertidamente omitidos da listagem de emissão dos cheques de estímulo”. A página do Serviço informa ainda que “O IRS lamenta o inconveniente causado a esses contribuintes e continuará a trabalhar duramente para enviar os cheques àqueles contribuintes qualificados”.