Isaac causa sérios alagamentos em West Palm Beach

Por Gazeta News

Foto: Liz Yavinsky

A passagem da tempestade tropical Isaac pelo condado de Palm Beach, no dia 27, cau

sou o alagamento de muitas casas e ruas. Mesmo sem atingir a região diretamente, as chuvas intensas de Isaac trouxeram problemas de alagamento piores que furacões passados para a região central e oeste do condado, que receberam cerca de 15 inches de chuva.

Oficiais de gestão de emergência puderam fazer uma primeira avaliação aérea no dia 28, quando as condições do tempo permitiram que sobrevoassem a região.

A tempestade causou quase $9 milhões de dólares em prejuízo, que deve ainda aumentar conforme se faça uma avaliação total dos estragos. De acordo com o “Sun Sentinel”, as operações já foram iniciadas, mas muitas casas permaneciam alagadas na região, até o fechamento desta edição.

Em uma entrevista com o “WPTV-Ch. 5”, o governador do estado, Rick Scott, disse que, a fim de aliviar a inundação extraordinária em partes do condado, agentes do South Florida Water Management iriam começar o bombeamento a água o mais rápido possível.

“O maior problema é que, para bombear água para fora de uma área, você precisa bombear de volta para outra área... a nossa maior preocupação é que não precisamos de mais chuva”.

Áreas atingidas As áreas mais atingidas foram Wellington, The Acreage, ainda com áreas de alagamento em bairros que vão de Boynton Beach Blvd até Jupiter Farms.

Enquanto enchentes retrocederam o suficiente para a maioria das escolas do condado reabrirem, até o fechamento desta edição, havia ainda oito escolas fechadas em The Acreage e Loxahatchee por causa de inundações nas ruas.

Água parada em bairros do oeste e de outras áreas podem prevalecer por vários dias, porque os canais de drenagem em muitas áreas ainda estão em capacidade máxima por causa das chuvas de Isaac. O South Florida Water Management pediu paciência a moradores da região, dizendo que os sistemas de drenagem estão funcionando, mas que Isaac trouxe muita chuva rapidamente.

O porta-voz do distrito escolar, Nat Harrington, ressaltou que, embora as escolas e campi estejam abertos, as ruas ao redor ainda não estão seguras, forçando os administradores a cancelar aulas. Os alunos das escolas afetadas serão dispensados, assim como os professores e funcionários.

Além disso, os alunos que moram nessas áreas e estudam em escolas em outros lugares, também estão aconselhados a ir à escola sem penalidade.

Prejuízo causado por Isaac pode atingir $ 1,5 bilhão de dólares

A passagem do furacão Isaac pelos Estados Unidos deve causar prejuízos que irão de $500 milhões a $1,5 bilhão de dólares, segundo cálculos da empresa de avaliação de desastres, Eqecat.

De acordo com Tom Larsen, vice-presidente da companhia, o cálculo refere-se a eventuais queixas de detentores de apólices de seguro. As estimativas da Eqecat são observadas com atenção pela indústria de seguros nos EUA. A avaliação é modesta se comparada com outras tempestades a atingirem o Golfo do México, especialmente em relação ao furacão Katrina, que, além de quase duas mil mortes, causou prejuízo de $41,1 bilhões de dólares. As informações são da “Dow Jones”.

Áreas são evacuadas em New Orleans, mas diques resistem à força das águas Até o fechamento desta edição, o sistema anti-inundação construído em torno de New Orleans, depois da passagem do Katrina, que devastou a cidade em 2005, estava resistindo ao avanço do furacão Isaac, conforme assegurado pelo corpo de engenheiros do exército americano.

“Temos confiança no sistema, que reage como deveria”, disse o grupo em um comunicado, enfatizando que os diques que ficaram submersos no condado de Plaquemines (Louisiana), devido às chuvas provocadas por Isaac, não fazem parte da rede construída pelo estado federal depois da passagem do Katrina.

Depois de uma inundação repentina provocada pelo furacão, os habitantes do condado de Plaquemines , por medida de segurança, tiveram que deixar suas casas, segundo as autoridades locais.

As águas que ultrapassaram um dique atingiram rapidamente uma altura de 3,6 metros em algumas casas de uma área residencial, indicou ao canal “CNN”, Billy Nungesser, administrador do condado.

Plaquemines Parish está localizado em uma pequena península de terra no delta do Mississipi, junto ao Golfo do México.

“O volume de água levado pelas rajadas de ventos passam por cima do dique e o destrói”, explicou Nungesser, acrescentando que independente do panorama, mesmo que o dique resista, a zona acabará completamente inundada. Metade dos dois mil habitantes da localidade já haviam abandonado a área antes da chegada do furacão, assinalou Nungesser. O funcionário acrescentou que outra zona contígua, que não foi afetada pelo devastador furacão Katrina, em 29 de agosto de 2005, desta vez se encontra abaixo de 1,5 metro de água.

Intensidade reduzida O furacão de categoria 1 Isaac teve sua intensidade ligeiramente reduzida no dia 29, conforme se movia lentamente avançando pelo território americano, segundo o National Hurricane Center (NHC). O Isaac tocou a terra no dia 28, no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 70mph.